quinta-feira, 30 de maio de 2013

Armadilhas Sherman e Tomahawk

As armadilhas Sherman podem ser dobráveis ou não, de vários tamanhos e são feitas em chapas de alumínio que são galvanizadas, dificultando assim, a corrosão do material.

Armadilhas Tomahawk são confeccionadas em grades de arame também galvanizado. São adequadas para captura de animais um pouco maiores como gato-do-mato, cachorro-do-mato e gambás, por exemplo.

O número de armadilhas é diretamente proporcional à eficiência da captura; portanto um maior número de armadilhas eleva as chances de captura dos animais presentes naquela área.

Dependendo do objetivo pode-se distribuir as armadilhas ao acaso ou no sistema conhecido como gradeado, onde são colocadas as armadilhas em pontos equidistantes nas intersecções ou linhas imaginárias paralelas e transversais, "levando em conta a direção que o animal irá se deslocar em seu movimento". (Informação verbal ¹)

Escolher o local adequado para dispor as armadilhas, de preferência ao abrigo de luz. É importante não demorar a checar a armadilha.

É aconselhável marcar o local das armadilhas com uma fita colorida, por exemplo para encontrar mais facilmente as armadilhas.

     Figura 1: Armadilha do tipo gaiola
Foto: Guá Vilela

                                                             Figura 2: Armadilha Sherman

_____________________________________________________________________________
¹ Informação obtida durante aula de Zoologia V ministrada pela professora Sônia Talamoni.


Referências

AURICCHIO, P., SALOMÃO, M. G. Técnicas de Coleta e Preparação - Vertebrados. Instituto Pau Brasil de História Natural. São Paulo. 151 p. 2002.

CARVALHO, O. J., LUZ, N. C. Pegadas - Livro Série Boas Práticas, EDUFPA. v.3, Belém - PA. 64 p. 2008

TALAMONI, S. A. Técnicas de captura de pequenos mamíferos - Aula prática da disciplina Zoologia V - Mastozoologia ministrada no dia 8 de abril de 2013.

Um comentário: