Os mamíferos são animais vertebrados e fazem parte da classe Mammalia que se caracteriza pela presença de glândulas mamárias e pêlos. Existem por volta de 5.600 espécies de mamíferos no mundo, sua diversidade no Brasil atinge números expressivos, sendo certamente uma das maiores. Porém, a causa principal do declínio de populações de animais silvestres, a destruição do meio ambiente, no ritmo acelerado em que ocorre, compromete a existência de várias espécies.
O conhecimento sobre mamíferos ainda é bastante incompleto. Sendo assim, continuamente novos espécimes devem ser coletados em campo para que o conhecimento sobre a diversidade seja incrementado. Portanto, é necessário que se siga uma metodologia correta para coleta e amostragem desses animais em trabalhos de campo, afim de enriquecer esse conhecimento e planejar estratégias de conservação dessas espécies.
A amostragem de indivíduos em campo é necessária para obter informações como riqueza e abundância das espécies, utilização do habitat, reprodução, dentre outros. Há diferentes métodos para a realização de estudos sobre a ecologia e comunidade, levantamento de espécies, trabalhos de monitoramento, censo e manejo.
O objetivo deste blog é apresentar as principais metodologias e equipamentos utilizados e fornecer orientações relevantes sobre estudos de campo com mamíferos.
Fonte: google imagens
Referências Bibliográficas
AURICCHIO, P., SALOMÃO, M. G. Técnicas de Coleta e Preparação - Vertebrados. Instituto Pau Brasil de História Natural. São Paulo. 151 p. 2002.
BERNARDE, P. S. Introdução ao Estudo da Herpetofauna Brasileira - Métodos de amostragem e Coleta. 1ª edição, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário