sexta-feira, 31 de maio de 2013

Conservação

Embora a conservação deva lidar com aspectos biológicos, ela não é puramente um assunto da biologia. Esforços de conservação são complicados por assuntos políticos e econômicos, e as estratégias apropriadas para os países desenvolvidos podem não ser práticas em nações em desenvolvimento.

A conservação requer o balanço intrincado de valores biológicos, culturais, políticos e econômicos, e nenhuma resposta é certa para todas as espécies e todos os habitats. Algumas espécies necessitam de áreas protegidas, mas muitas das áreas mais importantes, com habitats relativamente não perturbados, estão em países onde a pobreza e os problemas de pressão social tomam a proteção completa um objetivo não realista.

Programas de conservação devem lidar com questões sociais e econômicas, bem como com as biológicas, se quiserem ser bem sucedidos. As pessoas que vivem próximas a parques e a áreas de conservação devem acreditar que a proteção destes habitats e das espécies que eles contêm irá contribuir mais para seu padrão de vida do que se eles estivessem desmatando as áreas e matando os animais.

Informações sobre a biologia básica dos organismos têm um papel essencial na conservação, definindo os elementos críticos do habitat que devem ser preservados para garantir que uma espécie pode sobreviver; através da identificação das fontes dos problemas e do direcionamento do controle de populações selvagens e dos programas de re-introdução.

Revisões da crise da biodiversidade concordam que um passo essencial para resolver os problemas é um claro  entendimento das espécies que existem,  onde estão e quais são os elementos críticos para sua sobrevivência. Esta é uma missão que deve acolher biólogos de especialidades tão diversas como a sistemática, a ecologia, o comportamento, a fisiologia, a genética, a nutrição e o estudo dos animais em cativeiro.

Há muitas espécies sobre as quais sabemos quase nada e há muito pouco tempo para aprendermos sobre elas.


Referências

POUGH, F. Harvey; HEISER, John B.; JANIS, Cristine M. A vida dos vertebrados. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.

Sites sugeridos:


Red List IUCNCategorias e critérios de classificação (IUCN)
Livro vermelho - Biodiversitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário