terça-feira, 28 de maio de 2013

Métodos de Observação

Alguns mamíferos não são facilmente vistos na natureza. A maior parte deles têm hábitos noturnos, são esquivos, vivem em áreas muitos extensas ou em habitats de difícil acesso. Os métodos para confirmar a presença desses animais num determinado local são usados de acordo com o tipo de estudo que se vai fazer, o porte e hábito do animal, e podemos dividi-los em duas formas:

  1. Método de observação direta e censo visual;
  2. Método de observação indireta.

Método de observação direta
É a visão em tempo real do animal. Para eficiência desse método, é melhor que a atividade seja feita no início da manhã ou final da tarde, uma vez que a maioria das espécies são muito mais ativas nesse período.

Censo visual
Utilizado para o monitoramento¹ de alguns grupos de animais, grandes e médio mamíferos principalmente, em uma determinada área.

Este método consiste em caminhar por trilhas que já existem (transectos²) u pela borda de uma floresta, em silêncio e em grupos pequenos para não espantar os animais. Ao encontrar algum animal o biólogo teta fazer a identificação da espécie e anota em sua caderneta de campo o local, horário, espécie e quantidade de indivíduos encontrados.
O resultado será uma lista de espécies e uma estimativa de abundância.

                                             Figura 1: Censo visual - transecto em trilha
Foto: Bárbara Luiza


_____________________________________________________________________________
¹ Avaliar se as populações estão aumentando ou diminuindo e como as espécies estão vivendo no ambiente.
² Linha definida a qual o pesquisador irá percorrer e preencher os pontos que são marcados numa distância entre 50 e 100 metros entre um ponto e outro.



Referências

CARVALHO, O. J., LUZ, N. C. Pegadas - Livro Série Boas Práticas, EDUFPA. v.3, Belém - PA. 64p. 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário